08 fevereiro 2006

Hamas

Sem me quere armar em pretencioso, mas sabendo que sera impossivel porque o sou, tenho a dizer que em italia é verdadeiramente possivel perceber o que se passa no resto do mundo. Estes meninos tem uma revista chamada "Internazionale" que consiste em recolher textos das mais importantes publicaçoes mondiais e confronta-los entre si; normalmente sobre os temas mais quentes da actualidade. Podem-se encontrar varias prespectivas sobre temas como as eleiçoes na America do Sul, o novo filme com o Johnny Depp ou a subida ao poder do Hamas na Palestina.

Este ultimo tema despertou-me alguma atençao porque era abordado por uma meia duzia de diferentes publicaçoes, de todos os espectros imaginarios (israelitas pacificista, palestinianos belicistas, arabes americanos e peritos em politica do medio oriente) e no entanto todos eles diziam a mesma coisa: que a vitoria do Hamas era sem duvida positiva. Isto obviamente expantou-me um bocado dado que tudo o que eu sempre tinha ouvido era "ai meu deus, temos terroristas a frente do governo palestiniano!!!".

Pensando bem (claro que agora ja percebi o problema) eles sao capazes de ter mesmo razao. O Hamas é a organizaçao palestiniana com mais projectos sociais, com mais controlo sobre o sector armado da populaçao, com a estrutura mais democratica dentro da autoridade palestiniana e por ai fora... Para alem de tudo isto vao ter que lidar com o facto de que a populaçao vais estar a espera, pela primeira vez, que eles governem, que é como se sabe bem mais dificil que ser oposiçao. Tambem, como ja se viu, o Hamas ja mostrou que é capaz de manter treguas (embora israel nao...).

A juntar a tudo isto acaba-se um dos grandes problemas de combate ao terrorismo do qual todos os especialistas em politica se tem queixado dado que se passa a ter uma entidade territorial a atacar e nao so um bando disperso e escondido nas montanhas...

Enfim, espero que corra tudo bem...

3 comentários:

Fred disse...

Não seria muito melhor se eles mudassem o nome para "Mamas", ficando assim mais macios e apelativos??
Penso que passa por aqui a solução para a Paz (paz, paz, paz) no Medio Oriente!
Fica aqui a ideia.

Beko disse...

Nao é num post de 20 linhas que vou expor toda a problematica do medio oriente, nem a forma como eu a vejo... este era so um pequeno comentario sobre as eleiçoes palestinianas e nao uma analise global da situaçao. nao vejo onde esta a ingenuidade, se no que eu disse ou no que nao disse.

Anónimo disse...

Não te zangues... Olha que eu não disse que eras ingénuo; a ideia é que seria... E aliás, a ingenuidade é uma qualidade. Até porque sei que tinhas mais para dizer. Abraço.
Tony.