18 novembro 2009

Dos Idiotas

A minha simpatia pelo Bloco de Esquerda é evidente para todos os que me conhecem. Sempre me revi no espírito da coisa, não achando que existisse espaço político onde melhor me enquadrar que a Esquerda moderna, urbana e progressista. Ainda assim sempre tive um problema fundamental nesta relação: sempre me identifiquei mais com o eleitorado do BE do que com quem faz parte do BE. E isto acontece não só em relação aos seus dirigentes, mas especialmente em relação aos seus simpatizantes dentro do movimento estudantil. Quando falo no BE podia muito bem falar no PCP, até porque a bem dizer poucas são as vezes em que os distingo quanto às formas de actuação.


Na Marcha de ontem estavam presentes uns quantos elementos desta ala política. Armados de Megafones e placas de protesto, lá estavam eles prontos para o protesto, para a manifestaçãozinha do costume. Ao longo da semana prepararam-se, divulgaram os comunicados e moções das AAEE e utilizaram os seus cartazes, vídeos de promoção no Youtube e eventos no Facebook. Qual não é o meu espanto (na verdade não deveria ser nenhum, mas um gajo ainda acredita nestas coisas…) quando os vejo a apelarem à revolta contra as Propinas e o Processo de Bolonha. A bem dizer não protestaram contra mais nada.

O problema deste tipo de atitudes está na desvirtuação da mensagem central da Marcha. Mas eles não se ficaram por aí! Então não é que, mesmo após termos ido conversar (nós somos aqueles de que falei no último post) com eles acerca da necessidade de manter a mensagem, os IDIOTAS quiseram ir para a frente da Marcha (tapando as tarjas com a mensagem comum) alegando o direito de qualquer estudante a se manifestar. Pois é, meus meninos, todos têm o direito a se manifestar, mas ninguém tem o direito a impedir a manifestação dos outros e era isso que estavam efectivamente a fazer. Esta atitude de pura idiotice obrigou grande parte dos dirigentes estudantis a preocuparem-se com os meninos (a.k.a. os IDIOTAS) durante toda a Marcha em vez de dinamizarem quem lá estava pelos motivos correctos.



Eu nem ia dizer nada, mas os meninos (os tais IDIOTAS) gritavam uma série de slogans engraçados (estúpidos) que tinham escritos nuns papelinhos, talvez produzidos numa reunião partidária, quem sabe….



Sem comentários: